Bancos que pagam os benefícios do INSS terão que emitir um extrato mensal do benefício
Os aposentados e pensionistas do INSS vão conseguir comprovar renda com mais facilidade na hora de fazer um empréstimo ou para conseguir as passagens gratuitas ou com desconto de 50% nos bilhetes dos ônibus interestaduais.
Até o mês de junho, os bancos que pagam os benefícios do INSS terão que emitir um extrato mensal do benefício. Segundo o ministro da Previdência Social, José Pimentel, o documento terá o mesmo valor de um holerite. “Esse é um dos termos principais do acordo feito entre o INSS e os bancos sobre a folha de pagamento dos benefícios. Os aposentados não terão mais o comprovante semestral, agora receberão todos os meses, gratuitamente, um comprovante”, diz o ministro Pimentel.
A mudança deve favorecer os cerca de 27 milhões de beneficiários e vai ter custo zero também para a Previdência. “Além da emissão do extrato, que poderá ser feita pelo próprio aposentado no caixa eletrônico, os bancos também farão o censo anual dos segurados”, diz o ministro.
Neste ano, o censo deve acontecer em novembro, mas para os afastados por invalidez começa em abril.
O holerite trará informações sobre o valor bruto, os descontos, os créditos e o valor líquido do benefício. O serviço de emissão do extrato de pagamento que está disponível no site da Previdência não será extinto. Para ter acesso ao extrato, o segurado precisa de uma senha, que é entregue na agência após agendamento pelo telefone.