Aposentados e pensionistas começam a se apresentar em novembro para o Censo Previdenciário
A partir de novembro, os 2,5 milhões de aposentados e pensionistas que participarão da primeira etapa do Censo Previdenciário começarão a comparecer às agências bancárias para atualizarem seus dados no cadastro do INSS. O beneficiário da Previdência Social pode consultar pela Internet se participa ou não da primeira etapa do Censo Previdenciário. Basta acessar a página eletrônica da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) e acessar o link Censo Previdenciário.
Os participantes dessa etapa começaram a receber o aviso de convocação no início de outubro, quando foram sacar seus benefícios nas agências bancárias. “Os segurados que não receberam essa notificação, não precisam se preocupar em atualizar seus dados nesse momento”, afirmou o presidente do INSS, Valdir Moyses Simão. Além dessa primeira comunicação, será feita mais uma em novembro e uma terceira comunicação no mês de dezembro.
Se o segurado não comparecer ao banco no prazo de 90 dias, a partir do primeiro aviso, o INSS enviará uma carta registrada à casa do beneficiário. Nos casos em que não for possível o envio da correspondência, a convocação de comparecimento será feita por meio de um edital. Se mesmo assim o segurado ou procurador não comparecer ao banco, será publicado um edital de suspensão do benefício. Caso isso ocorra, o segurado que tiver seu benefício suspenso poderá procurar uma Agência da Previdência Social com os dados solicitados e terá o seu benefício reativado.
Caso o segurado não tenha a possibilidade de comparecer ao banco para realizar o censo, o seu representante legal ou procurador deverá se apresentar com os documentos exigidos e fornecer o endereço do titular do benefício. “Se o nosso segurado não puder comparecer à agência, após seu representante ter feito a atualização dos dados, mandaremos um servidor nosso até a residência do aposentado ou pensionista”, ressaltou Simão.
O Projeto Censo faz parte do Planejamento Estratégico da Previdência Social para 2005 e 2006, que tem como objetivos combater as fraudes, reduzir os custos e melhorar o atendimento. “Pretendemos reduzir o pagamento indevido de benefícios por meio da atualização do cadastro dos titulares de aposentadorias e pensões previdenciárias”, afirmou o presidente do INSS.
A primeira etapa do censo será concluída em fevereiro de 2006 e os resultados poderão ser verificados em março do mesmo ano. Após a conclusão desta primeira etapa, a Previdência Social convocará mais 13,1 milhões de aposentados e pensionistas do INSS para realizarem o censo. A metodologia utilizada será basicamente a mesma da primeira etapa. Essa segunda parte do censo tem previsão de início em março de 2006 e deverá ser concluída em dezembro do mesmo ano.