Valor médio de benefícios da Previdência é de R$ 344,71 O ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, assinou portaria fixando para janeiro de 2003 o valor médio mensal do total de benefícios pagos pelo INSS de R$ 344,71. Assim como os valores médios no período de outubro de 1988 a dezembro de 2002 estão contidos no anexo da portaria nº 6.206, de 16 de dezembro de 1999.
Berzoini determinou que o instituto e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) adotem as providências necessárias ao cumprimento da Portaria MPS nº 105, que passou a vigorar em 13 de fevereiro.
Com esta nova portaria, uma antiga preocupação dos aposentados e pensionistas se confirma: a progressiva desvalorização monetária dos benefícios recebidos e a tendência das aposentadorias e pensões se aproximarem do salário mínimo. Tudo isso é fruto de uma política de reajuste de benefícios do governo Fernando Henrique Cardoso que deliberadamente deixava de repassar aos benefícios previdenciários a inflação acumulada a cada ano, apesar da obrigação constitucional que assegura o direito aos reajustes anuais a fim de preservar o valor real dos benefícios.