Trabalhador pode simular aposentadoria pela internet

Trabalhador pode simular aposentadoria pela internet

O trabalhador filiado à Previdência Social pode simular a contagem de seu tempo de contribuição pela internet para saber se pode ou não se aposentar.
O interessado deve acessar o site da Previdência www.previdencia.gov.br e clicar nos links ‘‘serviços’’, ‘‘calcule sua aposentadoria’’ e, em seguida, em ‘‘simulação da contagem de tempo de contribuição’’.
Na tela, o trabalhador deve digitar o número do PIS, Pasep ou do Cici (Cadastro de Informação do Contribuinte Individual) e informar as datas de início e fim de todos o vínculos empregatícios. Ao terminar, o contribuinte deve clicar em ‘‘calcular’’.
Pela internet, a pessoa também pode calcular o valor de sua aposentadoria, já com as alterações da Lei nº 9.876, de 29 de novembro de 1999.
Conforme esta lei, no cálculo do benefício são levados em consideração o tempo de contribuição, a idade da pessoa na data da aposentadoria e a expectativa de sobrevida do segurado na data do início do seu benefício, segundo a tabela de expectativa de sobrevida feita pelo IBGE.
Assim, é possível calcular valores do benefício, de acordo com a situação de cada contribuinte, nas diferentes formas de cálculo.
Para fazer o cálculo, é necessário clicar em ‘‘serviços’’ e depois em ‘‘simulação do valor do benefício de acordo com a Lei 9.876, de 29/11/1999’’.
Escolha
Na tela seguinte, o trabalhador deve escolher uma das situações em que ele se enquadra e, depois disso, preencher o quadro ‘‘salários de contribuição’’, a partir de julho de 1994.
Preenchido o quadro com os valores dos salários, o sistema fará o cálculo do benefício e o segurado poderá imprimi-lo.
O contribuinte deve estar ciente de que o cálculo final pela internet é uma simulação e não tem validade legal. Por isso, quando da concessão real do benefício, o resultado pode sofrer alterações.